Progetto scuola Antero Sanpaio

Progetto scuola Antero Sanpaio

Biografia de ANTERO SAMPAIO

Pais: Umputulai e Mantero

Naturalidade: Bula

Data de nascimento: 03de Janeiro de 1920

Data e local de falecimento: Hospitál de Canchungo, pelas 21 horas e dez minutos

do dia 05 de Junho de 1987


Foi professor catequista no tempo colonial, tendo trabalhado sempre nas Missões Católicas até à independência da Guiné-Bissau. Na altura da independência era professor da Escola da Missão em Canchungo, tendo continuado nessa Escola depois dela ter sido nacionalizada, passando a exercer as funções de DIRECTOR.

Enquanto trabalhou ao serviço das Missões foi professor em: Binar, Caió, S.Domingos, Bachile e Canchungo. Foi em Canchungo que permaneceu mais tempo, desde1951 até ao final da sua carreira. Em 14 de Outubro de 1981 deixou de ser Director da Escola 24 de Setembro ( assim se chamava então a actual Escola Antero Sampaio ), sendo reformado nessa data pelo Ministério da Educação, mas continuando como Conselheiro do novo Director – Manuel Iaia Mancal – até à sua morte no dia 05 de Junho de 1987

A fotocópia do COMUNICADO da Delegacia da Educação do Sector de Canchungo comprova estes dados.

Diz o Professor Caetano José da Costa que Antero Sampaio trabalhou em S.Domingos por volta do ano de 1947 e que foi transferido para Bachile duas vezes.

No livro”História das Missões Católicas da Guiné” – do P.Henrique Pinto Rema – fala-se também de Antero Sampaio, informando que ele frequentou um Curso de Enfermagem no ano de 1949.

Aí se lê: “Pelo Oficio n° 52 de 14 de Fevereiro de 1949, o Prefeito Apostólico informa o Chefe dos Serviços de Saúde que nesse ano havia 18 Professores-Catequistas capazes de frequentar o novo Curso de Enfermagem. Na realidade, apresentavam-se apenas 10 no dia 01 de Abril de 1949, data do início do Curso de Enfermagem”.

Destes 10 continuavam ao serviço, em 1972, ainda os seguintes: ANTERO SAMPAIO, Caetano José da Costa, Agostinho Cordeiro e Vicente António Rodrigues. Além destes quatro, que ao longo de quase três décadas, deram provas de muita competência profissional e de dedicação às Missões, constam da lista António Baldé, Bartolomeu de Carvalho, Honório Mendes, Joaquim Albino dos Santos, Roberto de Sousa Azinhaga, João Evangelista Sanca.

No relatório de 1949, assinado em Bissau no mês de Fevereiro de 1950, o Prefeito Apostólico diz que não vale a pena continuar com o Curso de Enfermagem, pois apenas 06 dos 10 que frequentaram o Curso em 1949 continuavam ao serviço das Missões. Os outros abandonaram as Missões, por terem encontrados melhores gratificações ou nos Serviços de Saúde ou na Missão do Sono.

Nota: A Escola 24 de Setembro em Canchungo passou a chamar-se Escola Antero Sampaio, quando da sua privatização no ano de 1995.

Em 28 – 06 – 95 foi privatizada.

Em 27 – 10 – 95 recebeu o nome da Escola Prof. “Antero Sampaio”

No tempo colonial a Escola chamava-se Escola de S.António de Teixeira Pinto

Durante o regime de autogestão (Julho 1994 a Julho 1995) e nos primeiros anos da sua privatização (28 – 06 – 95 a Agosto 2004) foi seu Director o P. José do Casal Martins.

O P. José Marques Henriques, actual Director, foi nomeado no dia 31- 12 – 2004

Leave a Reply

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *