Curanderos, djambacos, feiticeiros, pauteros e mouros na sociedade tradicional africana (Guine’ Bissau)

Curanderos, djambacos, feiticeiros, pauteros e mouros na sociedade tradicional africana (Guine’ Bissau)

CURANDEROS: São pessoas dotadas de una certa capacidade que lhes permite curar doenças através de ervas. Aqui na nossa tera são normalmente pessoas analfabetas que obtêm a tal capacidade não por estudos universitários, mas sim por traduções orais. È quase impossível que qualquer pessoa se torne cu randeiro porque normalmente os curandeiros só são acessíveis á pessoas designadas pela própria tradição e feicham-se completamente a qualquer intruso principalmente pessoas da cidade.

Pelos serviços prestados costumam cobrar: dinheiro, porco, tabaco, cana, manta, etc.

Ps.: são também atribuidas algumas capacidades sobrenaturais.

DJAMBACOS: São pessoas que preveem o bem e o mal futuro e a sua causa. Estes têm como principal instrumento de trabalho o “Irã” que lhe serve como um intermediário para obter qualquer coisa (graça) do Deus supremo. Os clientes destes, para evitar um mal previsto ou para alcançar um bem desejado, depois de ter consultado o djambacós, fazem promessas no irã. Assim que o pedido se realizar, o cliente regressa para pagar o prometido, o que aqui chamam de torna boca caso o cliente faltar o prometido, o irã se revolta e pode causar-lhe prejuizos e até a morte. Primeiro o irã se dá avisos (os prejuizos), para fazer o cliente recordar o contrato, se este reconhecer a tempo e paga o que prometeu; se for um bocadinho mais tarde, paga o dobro ou mais conforme os casos. Mas se cliente recusar pagar o contrato confrome havia prometido, terà que pagar com a vida.

Nestes, o djambacós só cobra o dito “bota sorti” e o resto fica ao querer do cliente.

O djambacós pode ser omem ou mulher. Tem o poder de comunicar com as forças invisíveis. Tem capacidades de prever o futuro e tem faculdades medicianais. Tem uma grande importancia na sociedade tradicional. Um djambacos pode ser ao mesmo tempo um curandeiro.

Os djambacos são muitas vezes entriguistas provocando o desentendiemnto entre pessoas ou famílias. Praticam a magia (psicologia magica).

FEITICEIRO: São pessoas que têm poderes fora do comum, poderes que ás vezes se pode considerar natural uma vez que alguns feiticeiros afirmam que não os são por querer próprio, mas ha outros que o são por ambição e ainda outros acabam por o ser com uma simples participação na refeição dos feiticeiros porque eles convidam-te a comer e depois cobram-te e terás que pagar na mesma moeda. São pessoas que praticam o mal para a satisfação da própria necessidade. Ex.: comem pessoas. Pois diz-se que estes são capazes de comer uma pessoa sem o tocar, basta que fixem os olhos em alguem para que a pessoa fique oca, sem alma, morta em pé, e depois de dias perante os nossos olhos essa pessoa morre uma morte istantanea, repentina que ninguim espera. Que os tais costumam fazer reuniões e nessas reuniões, eles fazem o que nós chamamos de “cumé-cumé” mas è claro que só comem carne de pessoas; e portanto para cada reunião um feiticeiro è encarregado para fornecer o necessário para o “manjar”, as vezes mesmo os outros sugerem ou seja, indicam quem desejam comer, mas há uma coisa, eles só comem pessoas da pròpria raça.

Nas reuniões que eles fazem analizam os seus trabalhos feitos e conforme o trabalho de cada um, assim se designam posses. Depois de um certo número de maldades eles recebem o chamado “Capote de ferro” que lhes dá uma protecção nas suas actividades, esses quenato actuam são muito mais ficíceis da identificar. Os djambacosse (irã) e os mouro têm o peder de lhes fazer recuar perante as suas actividades e os pauteiros também são capazes de lhes fazer frente porque têm poder em paralelo. Este quando descobrem as actividades de um feiticeiro à tempo são capazes de salvar a vítima.

Existem vários métodos para comprovar se uma pessoa è feiticeiro ou não; trocando botões de casea com uma oração própria dar a caneca de pote, volta ao pote e emborca-o pronunciando sempre uma oração designada para este caso, isto tudo se faz depois da pessoa de quem desconfiamos beber nela, etc.

Os feiticeiros tiram fogo no rabo (tira rabo) de diversas cores. E se uma pessoa descorbir o canto de feitiçaria deles e lhes cantar, o feiticeiro não consegue aguentar e começa a deitar fogo seja onde ele estiver, porque è claro que eles não desejam deitar fogo, nem de dia nem em lugarares despropriados, para não ser identificado, pois na nossa sociedade as pessoas têm horror a essa gente e ás vezes quando lhes pegam a jeito maltratam-nos duramente.

Os feiticeiros receiam os pauteuros, por isso mesmo, sempre que têm aqueles pratos característicos vão tentar os pauteiros a convidar-lhes, pois comendo dos seus pratos tornam-se feiticeiros também e um pauteiro tornando feiticeiro è um obstáculo eliminado, mas estes como normalmente são espertos dificilmente se deixam apanhar.

O feiticeiro tradicionalmente è condenado. São considerados canibais, têm a tendência de fazer sempre o mal.

Socialmente são contestados, possuem poderes mágicos de matar mesmo à distância.

PAUTEIROS: São pessoas com um elevado poder psichico, preveem quase tudo e se defendem com facilidade. Defendem-se a si mesmos e aos familiares e amigos que lhes são queridos, na maldade dos feiticeiros.

Dizem que para ver o irã è preciso ser dotado de uma certa capacidade extra natural por assim dizer, e os pauteiros têm o privilégio de falar com o irã porque são dotados de tal capacidade. Pois os pauteiros são capazes de ver, conversar e até fazer o contrato com o proprio irã. Nestes contratos, se ele for esperto, enriquece, se for menos esperto que o irã, morre.

Os pauteiros são os defensores misteriosos do mal ou de uma calamidade política ou social. Comunicam-se com as forças invisívieis (irãs, feiticeiros, etc.) lutam contra os feiticeiros.

MOUROS: São quase iguais aos djambacosses: botam sorte e trabalham, mas estes nem todos têm irã, a maioria mesmo não o tem. Eles próprio põem preço nos trabalhos que fazem, ás vezes põem o cliente a pagar metade, o que chama de “finca pena”, estes pagam-no antes de levar o mesinho e depois de o cliente se vir realizado, vem pagar a outra metade.

Os mouros são pessoas que aceitam fazer qualquer trabalho mesmo que seja matar alguém, basta só que o cliente lhe pague. Normalmente são pessoas da religião muçulmana que desempenham a função de mouros.

Conclusão

Os curandeiros têm importância tanto para o desenvolvimento da sociedade como para o desenvolvimento do nosso país, mas è claro que também têm o seus inconvenientes.

Positivo – sendo a saúde um dom que todos nós temos o direito de defender, os curandeiros fazem muito bem ajudando-nos a conserva-las, pois só com a boa saúde uma pessoa pode trabalhar e è só com o trabalho que uma sociedade ou um país pode desenvolver.

Negativo – como se sabe, aqui na nossa terra, os curandeiros conseguem curar muitas doenças que o hospital não consegue curar como por exemplo a triça, e outros mel feito que mesmo sendo uma doença conhecida não se consegue curar no hospital. È pena que os curandeiros sejam muito agarrados à tradicão e recusam-se a colaborar com os investigadores científicos porque se tal aceitassem, mais domínio se teria sobre as doenças e mais homens capacitados a trabalhar pelo progresso da nossa terra, teríamos.

A razão que lhes leva a fechar-se è a seguinte: è que a doença não è separada do religioso. Eles nunca administram medicamentos sem a intervenção do “irã”, por isso não aceitam revelar as suas capacidades nesse domínio com o risco de ofender o irã.

DJAMBACOS: Ajudam, mas ás vezes também prejudicam o desenvolvimento, isto acontece quando alguns se tornam fanáticos ao irã. Pois há casos que se verifica em que se torna indispensável a acção imediata do homem, mas as vezes o fanatismo leva a população a não agir antes de consultar primeiro o irã e até acabar essa consulta já pode ser tarde para a vítima. Portanto nesse sentido são um entrave para o avanço do país. E também fazem parte dos grandes intrigadores, favorecendo a desunião familiar e social.

Eles possuem na maioria dos casos capacidades dos curandeiros. Eles curam doenças, mal feitos, bruxarias, ás vezes dão filhos aos estéril, os seus irãs defendem os seus clientes, etc. etc. e para concluir podemos dizer que os djambacosses outras vezes adjudam e outras vezes nos torna estático o que não contribui nem para o desenvolvimento da sociedade nem para o desenvolvimento do país.

FEITICEIROS: Estes só predjudicam ou comem pessoas úteis ao desenvolvimento do nosso país ou arranjam confusões e consequentemente a desordem que evidentemente prejudica o desenvolvimento de um país. Mas será que tudo isso não è uma tentativa falsa de explicar o mal e a morte?

PAUTEIROS: Estes tem a capacidade de defender a sociedade (dos melfeitos) e de trabalhar com mais firmeza para o desenvolvimento do nosso país uma vez que são dotados de uma capacidade extraordinária muito interessante.

MOUROS: Hoje na Guiné, ouso afirmar que è o grupo que mais prejudica o avanço deste país. Como já tinha dito, estes não recusam fazer nenhum trabalho seja ele para bem ou mal; e como se sabe a situação da Guiné Bissau ultimamente tem se tornado agravante, falta de escolas, falta de empregos… isto tudo são causas que levam muitos a recorrerem aos serviços dos mouros para que estes lhes ajudem. Estes para ajudarem alguem, normalmente tem que prejudicar outros: ou fazendo alguem desaparecer do seu lugar para o outro o ocupar, ou fazendo o chefe ingerir porcarias para encontrar lugar ou um lugar mais alto e mais seguro. Expressão mais viva do mal na nossa sociedade.

Para dizer a verdade, acho que os Mouros muito contribuem para o aumento da doenças principalmente as do estômago, com aquela mania que eles têm de mesinhos bebíveis.

Leave a Reply

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato. I campi obbligatori sono contrassegnati *